Ao longo da vida, praticamente todos os brasileiros precisam ter sua firma reconhecida em cartório ou tabelionato ao menos uma vez. Mesmo que esse tipo de ato notarial não seja sempre obrigatório, existem uma série de procedimentos e documentos que necessitam desse reconhecimento para haver certeza da assinatura aposta.
Mas uma vez aberta a firma, é preciso atualizá-la em algum momento?
Por via de regra, não. No entanto, há alguns casos em que a firma aberta está muito antiga e ao fazer o reconhecimento por semelhança, não se assemelha mais tanto ao que está depositada no cartório. É completamente compreensível, já que ao longo dos anos, vamos mudando em vários aspectos. E por segurança, se a assinatura não estiver semelhante, o reconhecimento será negado.
Quanto custa?
Caso o relatado acima aconteça, é possível fazer sim uma atualização da firma e esse serviço não tem custo. Será cobrado apenas o serviço de reconhecimento do documento que precisa ser reconhecido e a cópia do documento que ficará arquivado.
Posso atualizar minha firma em qualquer cartório ou tabelionato?
É importante ressaltar que a firma aberta em um cartório não é válida para reconhecimento em outro, ou seja, alguém que tenha firma reconhecida no cartório “A” e vá realizar um reconhecimento no cartório “B”, não conseguirá fazer o serviço sem ter de abrir sua firma novamente.
Felizmente, não existe nenhuma lei que limite o número de cartórios nos quais uma pessoa pode abrir firma. Sendo assim, se a pessoa já tem firma aberta, mas em outro cartório, ela precisará abrir novamente no que ela está solicitando o reconhecimento.